ZESKAMP ARAPOTI 2023 com o tema SPELLETJES

Julho é um mês especial para diversos grupos de holandeses no Brasil. Estudantes em férias e equipes de todas as idades começam a treinar para representar da melhor forma suas comunidades na Olimpíada Intercolonial Holandesa. A maioria dos descendentes e dos próprios imigrantes holandeses não quer perder este grande encontro anual, que neste ano reuniu pessoas de todas as gerações em torno da prática esportiva, possibilitou momentos preciosos de socialização e ainda deu um destaque à cultura dos jogos de tabuleiro.

Arapoti caprichou na preparação do Zeskamp 2023. Neste ano foram organizadas partidas de futebol de campo, futsal, futebol suíço, voleibol e beach tennis, nas quais os times mostraram muito ânimo e garra, sem falar da esportividade tanto dos ganhadores quanto dos perdedores. Foram dias intensos, lutando para torcer, vencer as disputas e interagir nos encontros e reencontros que esta festa esportiva proporciona. Os resultados dos jogos estão no site Zeskamp 2023.

A Olimpíada Intercolonial reserva a tarde de sábado para a grande gincana entre as seis colônias holandesas de Arapoti, Campos de Holambra, Castrolanda, Carambeí, Holambra e Não-Me-Toque. O Zeskamp coloca os seis grupos para disputar pela vitória em seis provas que exigem as mais diversas habilidades. As equipes são formadas por 20 jovens atletas, dos quais um é o capitão, que são coordenados por um técnico.

Erik Bosch fez uma introdução à cultura holandesa representando a comissão organizadora da gincana, ou Zeskamp, em Arapoti. Características do povo holandês que foram sinalizadas em sua fala: a pontualidade, a agenda de compromissos, os costumes em relação aos aniversários, especialmente quando se completa 50 anos, os usos em torno das refeições, o hábito de usar a bicicleta e a vontade e disposição dos holandeses para jogar “spelletjes”.
Os imigrantes e descendentes de holandeses trazem consigo o costume de reunir-se com familiares e amigos ao redor da mesa, ou da lareira no inverno, para se entreter com jogos de cartas, de tabuleiro e brincadeiras diversas nas quais todos podem participar.

Conforme anunciado no evento, “os jogos contribuem como um processo fundamental na socialização do indivíduo e na formação da personalidade do ser humano”, mas também é constatado que na sociedade contemporânea o hábito de praticar os jogos tradicionais em família está perdendo sua intensidade. O “brincar e jogar” foi reativado em campo na GINCANA ZESKAMP de 2023 em Arapoti, após anos sem permissão de realizarmos grandes eventos. As atividades proporcionaram muita diversão e essa sensação denominada de “gezellig” pelos holandeses, isto é, uma boa interação das equipes e um ambiente agradável no convívio com as pessoas próximas, tanto no campo como na arquibancada.

Evento muito aguardado por todas as comunidades holandesas

Painel retrata a paixão por este importante evento de integração

Dias intensos com diversos jogos esportivos marcaram as olimpíadas em Arapoti

Jogos envolvendo água exigem habilidades específicas

Participantes mirins em ação em brincadeiras semelhantes aos da grande gincana

Os participantes das seis equipes fazem o seu melhor para vencer esta disputa

O moinho de Arapoti em clima de festa, julho 2023.

Vista aérea do Zeskamp 2023, a grande gincana do sábado

Depois da entrada das equipes trajadas na cor da sua colônia, foi introduzido o tema “SPELLETJES” escolhido tanto para as olimpíadas como um todo, quanto para esta tarde de Zeskamp. Os jogos foram anunciados e a disputa começou. Segue um pequeno relato de cada uma das seis provas integrantes do Zeskamp 2023:

1- Ganzenbord – O jogo dos gansos é um jogo de mesa tradicional holandês, onde jogadores (gansos) saem da prisão e se movem pela pista depois de rolado o dado, passando por pontes e evitando obstáculos. O ganso traz sorte no jogo. Várias partes deste jogo estavam presentes nesta primeira prova do Zeskamp.

2- Sjoelen ou bilhar holandês – utiliza o tabuleiro de madeira conhecido como “sjoelbak”, que provavelmente os “opa’s e oma’s” guardam no sótão da casa para rodas de confraternização. No Zeskamp as peças são bem maiores, mas valeram as regras de contagem dos pontos do jogo original, por isso era muito importante saber a estratégia e ter destreza no arremesso dos discos (neste caso boias).

3- Kruiswoord – O jogo de caça palavras, passatempo com potencial educativo há mais de 60 anos, foi praticado com muito esmero pelas seis equipes que, passando por uma rota específica, mergulhavam em um grande “grabbelton”, uma caçamba com peças escondidas na serragem. Dali tiravam letras para formar palavras nos painéis com espaços em forma de caça palavras.

4- Na prova “Puzzel com engrenagens” do circuito de atividades os participantes coletavam peças do quebra-cabeças ao se locomoverem em tocos de madeira. O conjunto de peças formava um jogo de engrenagens, que logo em seguida era montado pelos atletas no painel. No momento em que a equipe tinha sua bandeira colorida hasteada e todos os atletas estavam reunidos, se via o árbitro acenando com a bandeira, indicando a finalização da atividade pela equipe.

5- O SUDOKU consiste em um desafio de lógica no qual não se pode repetir nenhum número de 1 a 9 em cada coluna e linha da grade. O público que assistia esta grande gincana conseguia acompanhar as peças do quebra-cabeças sendo pescadas na piscina e transportadas pelo trajeto no carrinho movido pela força braçal dos atletas, para depois serem encaixadas corretamente pela dupla no painel à sua frente.

6- TRIOMINO – Esta variante do dominó, disputada em escala grande pelas seis equipes, foi jogada como as outras cinco atividades anteriores, com todas as equipes simultaneamente na disputa.
A prova exigia que as equipes passassem por um percurso, onde tinha corrida de obstáculos, preparo de munição de bexigas com areia, uma ponte por onde deviam passar de mãos dadas, uso do big-bag, escalada e, por fim, o tiro ao alvo que permitia conseguir as peças do jogo Triomino.

Esta última prova do Zeskamp teve a sua fase final de encaixe das fichas triangulares em um tabuleiro central com as seis equipes interagindo, isto é, jogando em ordem as suas peças numeradas, até o momento em que uma das seis colônias tivesse encaixado sua última peça nas demais. A pontuação desta prova era calculada juntando os pontos do tiro ao alvo com os pontos do jogo.

Foi sensacional ver as seis equipes engajadas para conseguir terminar cada prova com sucesso e ganhar pontos nos jogos que envolveram uso de peças, letras, números e engrenagens. Além das habilidades típicas dos jogos de mesa, como raciocínio lógico e conhecimento das regras, essa disputa acontece em escala muito maior, exigindo também a capacidade de usar força, destreza, fôlego e, sem falta, bom trabalho em equipe.

Para ter uma visão geral da gincana de 2023 e sentir o clima, assista o vídeo 42º Zeskamp – Arapoti 2023: link do vídeo. Sem dúvida, este Zeskamp mostrou novamente que faz história com suas 42 edições e mantém-se consagrado como ponto alto da olimpíada Intercolonial holandesa no Brasil.

Fotos de diversas fontes compartilhadas na revista De Regenboog 293.

Voltar para a página: Notícias

Equipes entram em campo para participar dos seis “spelletjes”

1-Zeskamp inicia com jogo dos gansos, super conhecido no tabuleiro

2- O segundo jogo anima a torcida das seis equipes

3- Brincadeira séria para caçar letras e formar palavras.

5 – Para completar o sudoku muito empenho foi exigido durante o percurso

6 – Disputa final, o triomino de peças gigantes

Enquanto isso, crianças faziam a sua própria brincadeira a distância