Festividades de final de ano na Holanda
Na Holanda a correria do final do ano começa cedo. Uma tradição tipicamente holandesa é o Sinterklaas, que vem chegando em novembro ao país. A partir daí já é aberta a temporada de eventos e festejos, e em seguida, a febre natalina toma conta do país. Confira os eventos e as peculiaridades da temporada festiva de inverno da Holanda.
Sinterklaas
A festa de São Nicolau (Sinterklaasfeest) é uma celebração muita antiga, realizada anualmente no dia 5 de dezembro nos Países Baixos e no dia 6 de dezembro na Bélgica com a vinda de São Nicolau, que entrega presentes para as crianças. O Papai Noel americano (Santa Claus), deriva de Sinterklaas, o nome do santo na língua holandesa.
A tradição dos presentes na Holanda acontece de maneira muito mais forte no Sinterklaas que no Natal. Sinterklaas costuma andar acompanhado de Pedro (Piet), seu ajudante que verifica o comportamento das crianças e distribui pepernoten, doces e moedas de chocolate envoltas em papel dourado.
Há toda uma cultura em torno da chegada da comitiva de Sinterklaas à Holanda de navio em novembro. Nas semanas seguintes as crianças colocam seus sapatos perto da lareira ou porta e recebem pequenos presentes. Na TV holandesa o programa infantil Sinterklaasjournaal acompanha os preparativos para o dia do aniversário de Sinterklaas, com uma história cativante e grandes expectativas para os pequenos. Para assistir os episódios ou a retrospectiva de 2024 acesse: Het Sinterklaasjournaal | NPO Start
As festas de Sinterklaas acontecem nas escolas, entre grupos de amigos e familiares. As crianças aguardam ansiosamente pelo Pakjesavond na Holanda, a noite dos presentes de Sinterklaas em 5 de dezembro. Tanto adultos quanto crianças entram de cabeça no clima da festa.
Os holandeses não deixam de comemorar a data em família, as crianças já fazem uma lista de pedidos enviada com antecedência para Sinterklaas. Geralmente é feita a troca de presentes, que também são chamados de surprises quando são embalados de forma criativa e personalizada. Para acompanhar seus presentes, todos escrevem versinhos bem-humorados com mensagens de Sinterklaas aos destinatários. Os Pieten deixam um grande saco na porta da casa com todos os presentes.
Uma tradição que existe há gerações são os chocoladeletters (letras de chocolate) na Holanda, que estão intimamente relacionadas ao Dia de São Nicolau. O costume envolve dar letras de chocolate que correspondem ao primeiro nome da pessoa a que se destina.
Os holandeses apreciam demais as especiarias no final do ano. O pepernoot é um pequeno biscoito consumido principalmente durante as festividades de Sinterklaas. Originalmente tem pimenta (peper), mas ele também pode levar o nome kruidnoot sendo que as especiarias típicas de speculaas não faltam nesta receita, assim como nas diversas outras consumidas nesta época.
Os tradicionais speculaaskruiden são uma mistura de especiarias típicas para speculaas. Os speculaasjes, biscoitos de especiarias holandeses com formatos de moinhos de vento e outros, não são comercializados somente nesta época, porque são muito apreciados por toda a população holandesa em qualquer época do ano.
Natal – Kerstfeest
A maioria das famílias e o comércio aguardam o dia 5 de dezembro ter passado para encher os locais com os preparativos para comemorar o Natal. Os holandeses celebram dois dias de Natal: o primeiro, dia 25 (Eerste Kerstdag), e o segundo, dia 26 (Tweede Kerstdag). Diferente de muitos povos ocidentais, não é comum trocar presentes no Natal, focando mais no verdadeiro sentido natalino.
Desde os pequenos vilarejos até as grandes cidades organizam alguma atividade especial neste período do ano, quando as temperaturas estão baixas, os dias ficam curtos, pode escurecer por volta das 5 horas da tarde. Um dos programas preferidos de muitos holandeses no final de ano são as feiras ou mercados de Natal (kerstmarkt).
Mas há um encanto por todo lugar, dentro das casas enfeites típicos como árvores de Natal, guirlandas, arranjos natalinos com velas e iluminação dentro e ao redor da casa. Nas ruas muitas luzes, músicas de Natal, presépios e comidas típicas deste período.
Apresentações culturais e performances de corais gospel são bem comuns nas praças das cidades. Nas igrejas se dá muita atenção ao período de advento, os quatro domingos que anunciam o nascimento de Jesus. Mesmo que a população em geral não tenha um vínculo com a religião, os cultos e missas na véspera de Natal ou no dia de Natal costumam ser bem procurados e todos são bem-vindos.
Diferente do Brasil, os holandeses não dão muita importância para a véspera de Natal, nem é um costume holandês preparar uma ceia de Natal muito elaborada. As famílias confraternizam muitas vezes com uma refeição do tipo gourmetten, onde a refeição de carne, queijo, vegetais e molhos variados é preparada por cada uma em pequenas frigideiras na racleteira elétrica colocada na mesa. Também costumam festejar com rollade (uma espécie de rocambole de carne de porco condimentada), porco ou peru assado. Para o dia de Natal está se tornando cada vez mais comum preparar um café da manhã ou brunch caprichado nos lares holandeses.
Para o Natal há a tradição de comer um pão que tem muito em comum com o panetone. O kerststol é um pão natalino em formato oval típico dos Países Baixos, similar ao stollen alemão. Ele se caracteriza por conter frutas cristalizadas, nozes e amandelspijs (pasta de amêndoas) em seu interior.
As férias escolares de inverno duram 15 dias. Em 2024/2025 todas as escolas do país estão em férias de 21/12 a 05/01. A expectativa para ter um Natal branco (Witte Kerst) com presença de neve sempre existe, mas nos últimos anos está ficando raro. Da mesma forma, os holandeses esperam aquele frio intenso capaz de congelar os canais, pois apreciam muito os esportes de inverno, como a patinação em gelo natural.
Ano Velho e Ano Novo
Neste período do ano as famílias passam mais tempo dentro de casa e aproveitam os dias para fazer jogos de tabuleiro em conjunto, trazendo um clima agradável aos momentos com familiares em casa.
Além dos fogos artifício que são queimados por todo o país, em algumas regiões de interior da Holanda, costuma-se produzir explosões em contêineres ou latões de leite usando carbureto de cálcio. A tradição do Carbidschieten é principalmente holandesa, e se vê (e ouve) em campos abertos no dia 31 de dezembro.
A maioria dos holandeses passam o Oudejaarsavond, a noite de ano velho, de forma aconchegante em casa, organizando sua própria festinha com oliebollen, aperitivos, bebidas e assistindo a transmissão da conferência de Ano Novo pela televisão. Também convidam amigos e se entretêm com jogos. Após os brindes, à meia-noite saem à rua para ver os fogos. Há locais onde o réveillon é festejado com espetáculos de fogos e luzes.
Para a véspera de Ano Novo é provável que comam uma massa frita holandesa denominada oliebol, comumente preparada de forma simples ou recheadas com pedaços de maçã ou passas, tradicionalmente elas são passadas em açúcar de confeiteiro.
Em Scheveningen, Haia, todos os anos acontece o tradicional mergulho de ano novo, no dia 1º de janeiro. A atividade reúne milhares de pessoas de vários lugares da Holanda dispostas a encarar o frio do inverno e mergulhar no Mar do Norte gelado. Uma forma corajosa de iniciar o ano.
Gelukkig Nieuwjaar! Feliz Ano Novo!
Por Marina van der Vinne para a ACBH.
Sinterklaas intocht em Nijmegen, 2022. Foto: M. vd Vinne
Pepernoten
Aspecto da cidade de Maastricht no mês de dezembro. Foto: Wikimedia Commons by Kleon3
Coral em igreja de oud Kampen. Foto: Boudewijn Berends Flickr
Apresentação de Natal em escola primária de Rotterdã Foto: Jeroen Klaver CC
Rua iluminada em Valkenburg. Foto: Wikimedia Commons by Kleon3
Composição de uma refeição do tipo gourmetten
Venda de oliebollen, Rozenplein Ede. Foto: G. J. Koster CC
Patinação em gelo natural próximo dos moinhos de Kinderdijk. Foto: RS no Flickr