Edição 2024 do Zeskamp tem projeto aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura
Tradicional evento de integração cultural que reúne os moradores das seis colônias de imigrantes holandeses no Brasil, será realizado em Holambra I.
O Zeskamp 2024 será realizado em Holambra I. E neste ano, por meio da Associação Cultural Brasil Holanda – ACBH, foi apresentado um projeto ao Ministério da Cultura para que parte dos custos do evento seja custeado com recursos oriundos da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Cada ano uma colônia sedia o evento, sendo promovido no mês de julho. O principal objetivo é a preservação da cultura de origem, reforçando a tradição holandesa e a confraternização entre os membros das colônias participantes, uma forma de desenvolver laços entre imigrantes e descendentes e elaborar um símbolo de identificação.
A ideia de realização do Zeskamp teve início em Holambra I, em 1973 durante as festividades dos 25 anos da colônia, com uma competição entre bairros para a comunidade holandesa local. Nos anos seguintes as demais colônias foram convidadas a participar, sendo oficialmente promovido em 1976 a primeira edição do Zeskamp – Brasil.
Nas primeiras edições eram apenas dois dias de comemoração. A programação consistia em uma recepção na sexta feira para os participantes e no sábado a grande gincana – dividida em seis provas de resistência e lógica, podendo participar somente adultos. O evento encerrava no domingo, com um culto aos presentes.
Hoje a configuração da competição se ampliou, sendo composto por 4 dias – nos três primeiros com competições esportivas, no sábado a gincana – o evento também incluiu diversas faixas etárias a partir de 15 anos, para ampliar a interação entre os jovens. Em 2002 foi promovido o primeiro “mini-zeskamp” voltado ao público infantil.
Cada colônia definiu a sua cor para o evento: Arapoti (Branco ou preto), Carambeí (Vermelho), Castrolanda (Azul), Holambra (Laranja), Campos de Holambra (Amarelo) e Não me Toque (Verde), as cores são permanentes e representativas em toda edição.
Um atrativo da Gincana é o Coringa, cada colônia desenvolve um coringa, pode ser qualquer objeto ou forma que seja original e simbólico, sua função em jogo é dobrar a pontuação em uma das seis provas. Antes da gincana cada colônia explana sobre o seu coringa, sendo este julgado por uma comissão – usado como critério de desempate.
As gincanas Zeskamp são bem populares em território holandês, disputadas entre jovens em eventos escolares e de empresas, festas da comunidade, ou em clubes das cidades.
O Zeskamp Brasil integra as comunidades de origem holandesa, mantendo os laços culturais com a pátria de origem, integrando-se também na sociedade brasileira.
Como a finalidade do evento atende aos principais da Lei Federal de Incentivo à Cultura, uma proposta foi apresentada pela ACBH para que parte dos custos do evento possa ser custeado pelo recurso incentivado. O projeto recebeu o número PRONAC 2316822 e tem como título: Projeto Cultural Zeskamp Edição 2024.
Até o momento foram captados o equivalente a 19% do montante aprovado. Pessoas Físicas e Jurídicas podem contribuir para o projeto e descontar o valor do patrocínio/doação do seu Imposto de Renda. As pessoas físicas podem doar o equivalente a 6% do valor do seu Imposto de Renda; e as empresas (pessoa jurídica) que são tributadas no lucro real podem doar o equivalente a 4% do valor a ser recolhido como Imposto Renda.
Quem quiser contribuir com este importante projeto pode entrar em contato com Rafael Rabbers pelo telefone (42) 99106-7079 o e-mail rafaelrabbers.rr@gmail.com
Voltar para a página: Notícias