Episódios e histórias do tempo de Maurício de Nassau
Apresentação do autor: Johan E. Scheffer
Ficamos contentes que Johan Scheffer autoriza a publicação de seus textos históricos, pois assim podemos desfrutar e compartilhar suas pesquisas sobre episódios e histórias relacionadas a João Maurício de Nassau e o período em que ele viveu.
Conhecido por muitos como o professor Scheffer, iniciou sua jornada no Brasil no, agora centenário, Instituto Cristão na cidade de Castro, no Estado do Paraná. Foi diretor-geral deste educandário cujo colégio agrícola, ao longo dos anos, formou muitos jovens da região. Em sua bagagem da vida muitas aventuras e desventuras se passaram até Scheffer fixar morada nos Campos Gerais do Paraná.
O imigrante holandês domina várias línguas, o que, além de sua curiosidade sobre o tema, o permitiu descobrir novas histórias. Agora chegou a hora de compartilhar seu conhecimento com os compatriotas e demais interessados.
O interesse pela cultura em geral esteve em seu sangue desde jovem. No Brasil Scheffer também tem colaborado para a integração dos holandeses e a manutenção da cultura de origem, principalmente por sua atuação como secretário de relações exteriores na Associação Cultural Brasil-Holanda. Ele também é o principal responsável e organizador do Acervo sobre a Imigração Holandesa no Brasil.
João Maurício de Nassau
A pessoa de João Maurício (Johan Maurits van Nassau-Siegen) captou a atenção do professor Scheffer desde que chegou ao país em 1965. Amante de história, seguiu vários passos dele, tanto no Brasil como na Holanda e na Alemanha.
Além disso, Scheffer dispõe de uma biblioteca interessante sobre a vida dele. Centenas de livros já foram escritos sobre a figura de João Maurício, em particular sobre a sua permanência no Brasil. Não é sua pretensão escrever mais um livro sobre o conde, mas relatar alguns episódios e fatos menos conhecidos que poderiam despertar o interesse dos leitores.
Os artigos estão sendo publicados na revista De Regenboog, publicação mensal da ACBH e postados nesta página. Johan Scheffer explica que não pode garantir regularidade na publicação de seus artigos, pois os estudos e preparo exigem tempos variados. Como os leitores podem perceber, não há ordem cronológica nos artigos.
Scheffer o(a) convida a escrever sobre eventuais dúvidas e fazer comentários ou correções pelo endereço de e-mail: johanschefferelbertus@gmail.com.
Boa leitura!