Tamancos em evidência
O Museu Internacional do Tamanco em Eelde, província de Drenthe, Holanda, mostra o tamanco, ou sapato de madeira, como você nunca viu antes. Lá se aprende tudo sobre o calçado que era usado por muitas pessoas, e não exclusivamente pelos holandeses!
A grande variedade de tamancos do passado e do presente é uma parte valiosa do patrimônio cultural e histórico de povos de todo o mundo. Pense que há pouco tempo, nos anos 1950, quase todas os holandeses tinham pelo menos um par de tamancos e os usavam diariamente.
Naqueles dias havia muitos artesãos que fabricavam seus próprios modelos de tamancos e os faziam numa variedade de cores e decorações.
O vídeo abaixo (Wietse’s film – De Klompenmaker) mostra todo o processo de fabricação artesanal de um tamanco holandês: link do vídeo
O acervo do museu do tamanco apresenta a diversidade de tamancos em uma base de dados disponível inclusive on-line. Esta coleção de tamancos é a maior da Europa, consiste em mais de 2.400 pares de cerca de 43 países e nas ferramentas tradicionais para sua fabricação.
Entre no site para conhecer mais sobre a história do museu, sobre o tamanco, para acessar o banco de dados, as exposições e ler as notícias. Além disso, faça uma visita (virtual tour/virtuele tour) pelo museu (International Wooden Shoes Museum/ Klompenmuseum). O site está em inglês e holandês, exceto os vídeos: link em inglês.
Não deixe de ver o belo minidocumentário sobre o acervo do museu, apresentado pelo MuseumTV, acesse pelo site ou aqui: link do vídeo.
É uma ótima apresentação, vale muito a pena assistir!
Tamancos em ação!
Veja mais:
André Rieu, sua orquestra e dançarinas demonstrando sua animação em tamancos – folclore tradicional holandês: link do vídeo
Voltar para a página: Notícias