STUDY IN HOLLAND – International Student
Os Países Baixos formam uma comunidade muito grande de estudantes internacionais. Se você já fez a escolha da instituição e do programa de estudos na Holanda, é hora de analisar como financiar os estudos e a estadia. A seguir, algumas explicações e opções disponíveis:
INVESTIMENTO PARA ESTUDAR NOS PAÍSES BAIXOS
Anuidades (tuition fees) – a maioria dos cursos superiores cobra anuidades de 2.168 EUR/ano 2021/22 para estudantes da União Europeia (UE), enquanto para estudantes não pertencentes à UE, as tarifas são bem mais elevadas, acima de 6.000 EUR/ano. O valor é influenciado pelo tipo de grau e pela área temática. Programas de mestrado normalmente são mais caros que os de bacharelado. O governo holandês tem oferecido anuidades reduzidas pela metade no primeiro ano de bacharelado e para formação de professores. Algumas instituições, como University Colleges, são permitidas a requerer uma anuidade diferenciada.
Custo de vida – em média, um estudante precisa de um orçamento mínimo de 800 a 1.000 EUR/mês para se manter, dos quais entre 300 e 600 EUR se destinam a aluguel de moradia estudantil, mas o valor mensal vai depender também da localidade e do próprio estudante.
FONTES DE FINANCIAMENTO
Convênio com a universidade brasileira – o período de intercâmbio universitário pode até ficar isento de mensalidade e/ou anuidade. Caso ainda não exista convênio, peça ao coordenador internacional de sua universidade para entrar em contato com a Nuffic Neso Brazil e saber como iniciar um acordo de parceria com a universidade holandesa de seu interesse.
Dupla nacionalidade – estudantes brasileiros que também possuem passaporte europeu tem acesso facilitado ao ensino superior, entre as vantagens estão o valor da anuidade do curso, não precisar de visto e não ter restrições para trabalhar no país.
Além disso, o governo holandês tem um sistema de financiamento para pagar diversos custos de estudos. Verifique no site do DUO (Dienst Uitvoering Onderwijs) para saber mais e se você tem direito a algum financiamento estudantil. Página em holandês e Página em inglês.
Bolsas de estudo (Scholarships) – oferecidas pelas próprias instituições, por diversas fundações e os governos com base em necessidade, mérito ou perfil do estudante. Candidatos fortes para conseguir bolsas são estudantes com bom histórico escolar, domínio de línguas estrangeiras, experiências de vida e de trabalho, experiência com pesquisa científica e outras justificativas, de acordo com a bolsa. Por exemplo:
Programas de bolsas: NL Scholarship (anteriormente conhecida como Holland Scholarship) – para estudantes internacionais de fora do Espaço Econômico Europeu (EEE) que desejam fazer bacharelado ou mestrado na Holanda.
*OTS Brazil (Orange Tulip Scholarship Brazil) – essa bolsa de estudos para estudantes brasileiros com excelência acadêmica não está mais sendo ofertada desde 2022.
Neste vídeo da Nuffic estudantes explicam como encontrar bolsas de estudos para estudantes estrangeiros. What about: Finding scholarships as a non-EU/EEA student: link do vídeo
Outras opções – trabalhar enquanto estuda também é possível para estudantes internacionais, assim como participar em competições, ambas formas de arrecadar fundos extras para se manter temporariamente nos Países Baixos.
ESTUDOS NA HOLANDA – Study in Holland
Confira nesta página (Estudos na Holanda) as demais informações sobre o sistema educacional holandês, a comparação com o sistema brasileiro, o ensino superior na Holanda, estudar nos Países Baixos com diploma estrangeiro e estudos no exterior – informações para candidatos. As explicações também foram publicadas na revista De Regenboog nº 262 – Janeiro/2021.
Fonte: Nuffic, a organização oficial que promove o ensino superior nos Países Baixos.
Voltar para a página: Estudos na Holanda